Para sanar a Rejeição 539 na transmissão da Nota Fiscal Eletrônica, siga os passos abaixo:
Causa: esta mensagem é apresentada quando ocorre alguma instabilidade na comunicação com a Sefaz e o retorno indicando que a NFe foi recebida ou está em processamento não é devolvido ao contribuinte, apesar de a Sefaz ter recebido a NFe e autorizado-a.
1. Selecione a Chave de Acesso na mensagem de rejeição 539 apresentada, a copie;
Screenshot_2.png25,6 KB
2. Acesse o site de consulta da NF-e e cole a Chave de Acesso, clique em "Continuar";
Screenshot_4.png356 KB
3. Visualizado os dados da respectiva nota fiscal eletrônica, clique em "Download do documento". Para isso é necessário possuir o certificado digital da empresa devidamente instalado na máquina;
Screenshot_5.png82,5 KB
Screenshot_6.png11,7 KB
4. Salvo o arquivo XML na sua máquina, no módulo SFAutomatus acesse o menu Processamento > Cancelamento NF-e(Código 55) - XML, clique em "Incluir";
Screenshot_7.png34,5 KB
Screenshot_8.png11,4 KB
5. Na tela seguinte, clique em "Importar Arquivo" na parte inferior esquerda da tela;
Screenshot_9.png15 KB
6. Será aberto a tela para seleção do arquivo XML gerado a pouco;
Screenshot_10.png47,4 KB
7. Carregado os dados do documentos fiscal, confirme a tela;
Screenshot_11.png18,1 KB
8. Apresentada a mensagem sobre as condições a serem observadas para o cancelamento da NF-e e estando o usuário de acordo, clique em "Sim" para continuar;
Screenshot_12.png28 KB
9. Em seguida, informe a justificativa para o cancelamento com no mínimo 15 caracteres conforme exemplo abaixo, confirme;
image.png11,6 KB
10. Retorne à tela de lançamento e selecione o documento rejeitado inicialmente;
11. Clique no "S" > Duplicar;
Screenshot_15.png11,2 KB
12. Informe a Data de Saída e confirme. Em seguida faça a validação e transmissão da nota fiscal eletrônica duplicada;
Screenshot_16.png8,77 KB
Screenshot_17.png7,21 KB
13. Em seguida, volte a selecionar a NF-e rejeitada inicialmente;
14. Clique no "S" > NF-e > Atualizar Status;
Screenshot_18.png15,6 KB
15. Por fim, se certifique que o Status do documento está como "Cancelado".