SFAutomatus

Transmissão NFe - Rejeição 539

Módulo Emissor NF-e Emissão de Documentos Fiscais
Última atualização 07/07/2025 08:40
Para sanar a Rejeição 539 na transmissão da Nota Fiscal Eletrônica, siga os passos abaixo:


  • Causa: esta mensagem é apresentada quando ocorre alguma instabilidade na comunicação com a Sefaz e o retorno indicando que a NFe foi recebida ou está em processamento não é devolvido ao contribuinte, apesar de a Sefaz ter recebido a NFe e autorizado-a.

1. Selecione a Chave de Acesso na mensagem de rejeição 539 apresentada, a copie;

Screenshot_2.png 25,6 KB



2. Acesse o site de consulta da NF-e e cole a Chave de Acesso, clique em "Continuar";


Screenshot_4.png 356 KB



3. Visualizado os dados da respectiva nota fiscal eletrônica, clique em "Download do documento". Para isso é necessário possuir o certificado digital da empresa devidamente instalado na máquina;

Screenshot_5.png 82,5 KB



Screenshot_6.png 11,7 KB



4. Salvo o arquivo XML na sua máquina, no módulo SFAutomatus acesse o menu Processamento > Cancelamento NF-e(Código 55) - XML, clique em "Incluir";


Screenshot_7.png 34,5 KB



Screenshot_8.png 11,4 KB



5. Na tela seguinte, clique em "Importar Arquivo" na parte inferior esquerda da tela;

Screenshot_9.png 15 KB



6. Será aberto a tela para seleção do arquivo XML gerado a pouco;


Screenshot_10.png 47,4 KB



7. Carregado os dados do documentos fiscal, confirme a tela;

Screenshot_11.png 18,1 KB



8. Apresentada a mensagem sobre as condições a serem observadas para o cancelamento da NF-e e estando o usuário de acordo, clique em "Sim" para continuar;

Screenshot_12.png 28 KB



9. Em seguida, informe a justificativa para o cancelamento com no mínimo 15 caracteres conforme exemplo abaixo, confirme;


image.png 11,6 KB



10. Retorne à tela de lançamento e selecione o documento rejeitado inicialmente;

11. Clique no "S" > Duplicar;

Screenshot_15.png 11,2 KB



12. Informe a Data de Saída e confirme. Em seguida faça a validação e transmissão da nota fiscal eletrônica duplicada;

Screenshot_16.png 8,77 KB



Screenshot_17.png 7,21 KB


13. Em seguida, volte a selecionar a NF-e rejeitada inicialmente;

14. Clique no "S" > NF-e > Atualizar Status;

Screenshot_18.png 15,6 KB



15. Por fim, se certifique que o Status do documento está como "Cancelado". 


Screenshot_19.png 6,45 KB